Pular para o conteúdo
Início » Se você nunca fez pão sovado essa é a melhor oportunidade para aprender a fazer um pão delicioso

Se você nunca fez pão sovado essa é a melhor oportunidade para aprender a fazer um pão delicioso

  • por

Depois dessa receita de pão sovado nunca mais você vai comprar pão sovado na padaria. Esse pão fica delicioso, fofinho e aquele cheirinho de pão quentinho pela casa toda é sensacional. Além da forma convencional de servir com manteiga, requeijão ou até mesmo fazer uma deliciosa bruschetta ou as fatias com azeite aromático, vai deixar a sua receita de pão sovado ainda mais sensacional. Faça essa maravilhosa receita do canal Cozinhando com a Ly e aproveite cada fatia.

Como fazer pão sovado

Para essa receita de pão sovado de padaria você vai usar, fermento biológico, açúcar, ovos, margarina, água morna, leite morno, sal e farinha de trigo. Misture leite morno, água morna e o fermento. Adicione ovos, açúcar, manteiga derretida, sal e misture. Acrescente a farinha aos poucos, sovando até a massa ficar bem lisinha. Deixe descansar por 1 hora. Divida, modele como se fossem rocamboles, corte em partes menores e modele novamente. Coloque na forma untada, deixe descansar mais 1 hora. Pincele gema de ovo misturada com leite, faça um corte vertical no pão e leve para assar por cerca de 35 minutos. Retire do forno e aprecie esse maravilhoso pão sovado.

Quer surpreender seus convidados com uma receita deliciosa? Vou te mostrar como preparar essa delícia de maneira fácil e rápida. Basta seguir as instruções abaixo e todos vão adorar! Não sobrará nada na mesa, pode apostar. E se quiser dar o seu toque pessoal, compartilhe suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pão sovado

10g de fermento biológico seco

120g de açúcar (6colheres de sopa)

2 ovos inteiros

2 colheres(sopa)ou 90g de margarina ou manteiga derretida 

150ml de água morna

150ml de leite morno

1colher(chá)ou 5g de sal

700g de farinha de trigo sem fermento (pode ser que use um pouco mais ou um pouco menos)

Modo de preparo

Em um recipiente, adicione o leite morno e a água morna, acrescente o fermento e misture até que o fermento se dissolva por completo.

Acrescente os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, o sal e misture para incorporar todos os ingredientes.

Agora vamos adicionar a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem a a cada adição. 

Quando a massa pesar para mexer com a espátula é hora de sovar.

Transfira a massa para uma bancada untada com farinha e sove por cerca de 5 minutos. Uma dica é fazer essa etapa na batedeira planetária.

Após sovada, cubra a massa com papel filme e um pano limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora.

Divida a massa em duas partes e modele o pão sovado. Abra com um rolo e depois enrole como se fosse um rocambole. 

Depois de enrolado divida a massa em 5 partes menores.

Vire os pedaços de forma que o corte fique para cima, coloque um bem ao lado de outro e pressione, em cima e nas laterais de forma que eles fiquem bem grudadinhos. 

Transfira para uma forma untada e enfarinhada, cubra com um pano e deixe descansar novamente por mais 1 hora.

 Depois de crescido pincele uma mistura de gema de ovo e leite por toda superfície do pão sovado.

Com uma lâmina faça um corte profundo no comprimento do pão e leve para assar.

Forno pré-aquecido á 200° por cerca de 35 minutos ou até dourar bem.

Retire do forno e sirva como preferir.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Depois que você preparar esse almoço com carne moída não vai querer fazer carne de outro jeito

Como remover ferrugem de alumínio e deixar brilhando parecendo novo

Queijo caseiro feito com ingredientes que já tem no seu armário

O famoso bolo de nada que toda mãe faz para servir no lanche da tarde

Receita de abobrinha que aprendi com a minha mãe e que todo mundo adora até hoje

Uma torta de banana recheada de um jeito delicioso que fica uma maravilha

Batatinha temperada de festa de antigamente dos anos 90 que faz sucesso até hoje

Faça um inseticida caseiro que é tão bom e eficiente quanto o original

Bolo de fubá sem farinha e com uma coberturinha de goiabada deliciosa

Você nunca comeu uma salada de cenoura tão gostosa e temperada como essa

O post Se você nunca fez pão sovado essa é a melhor oportunidade para aprender a fazer um pão delicioso apareceu primeiro em .


RECEITA DE HOJE:

X