Pular para o conteúdo
Início » Lasanha à bolonhesa com presunto e queijo perfeita para o almoço em família

Lasanha à bolonhesa com presunto e queijo perfeita para o almoço em família

  • por

Você deixará todo mundo com água na boca se preparar essa sensacional lasanha à bolonhesa! Bem completa, com molhos à bolonhesa e branco, ela rende bem, é econômica e tem um preparo fácil, sendo uma ótima opção para servir num almoço de domingo ou numa ocasião especial! Confira a receita do Canal Receitas da Cris e faça a suculenta lasanha à bolonhesa, que será um sucesso!

Como fazer lasanha à bolonhesa

Para a lasanha à bolonhesa, iniciaremos pelo molho, esquentando uma panela no fogo, acrescentando o óleo, pondo a cebola e fritando até murchar. Misturaremos com uma colher de pau, colocaremos o alho e na sequência, a carne moída, pressionando e refogando bem. Depois, adicionaremos os tomates, temperando com: pimenta, o cubo de caldo de carne, sal e colorau. Iremos mexer e deixar o tomate derreter, então colocaremos o extrato de tomate e 500ml de água, vamos misturar, provar e ajustar o sal, se for preciso, pondo o restante da água. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e aproveite sua magnífica lasanha à bolonhesa!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de lasanha à bolonhesa

Para o molho à bolonhesa 

2 fios de óleo 1 cebola grande picada 3 dentes de alho picados 500g de carne moída (pedir para moer duas vezes)3 tomates maduros e picados pimenta-do-reino (a gosto) 1 cubinho de caldo de carne 1 colher (chá) rasa de sal  colorau (a gosto) 5 colheres (sopa) de extrato de tomate 750ml de água (aproximadamente) 

Para o recheio/massa 

400g de presunto fatiado 400g de queijo muçarela fatiada1 pacote de massa pronta fresca de lasanha (500g) 

Para o molho branco 

3 colheres (sopa) de margarina 2 dentes de alho triturados 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 600ml de leite integral frio sal (a gosto) pimenta-do-reino (a gosto) noz-moscada (a gosto) queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Modo de preparo

Para preparar o molho, aqueça uma panela no fogo, junte o óleo, acrescente a cebola e deixe murchar, mexendo com uma colher de pau. Junte o alho e em seguida a carne moída, refogando e apertando para ficar marronzinha e solta.Acrescente os tomates e utilize: pimenta-do-reino, o cubo de carne, sal e colorau, para temperar.Após os tomates darem uma derretida, junte o extrato de tomate, 500ml de água, experimente e acerte o sal, se for preciso e ferva para apurar um pouco mais, acrescentando mais 250ml de água e fervendo um pouco mais. Desligue o fogo.Para a montagem da lasanha, pegue uma assadeira retangular de alumínio (40cm de comprimento x 28cm de largura x 06cm de profundidade), forre o fundo com uma camada de molho de tomate, em seguida faça uma camada de massa de lasanha, mais molho de carne, uma camada de presunto e muçarela e mais molho de carne. Repita as camadas com: massa, molho de carne, presunto, muçarela e molho de carne.Faça isso até terminar o molho à bolonhesa e a massa, finalizando com o molho.Para o molho branco, aqueça uma panela em fogo baixo, acrescente a margarina, junte o alho, refogando levemente.Ponha a farinha de trigo e misture, cozinhando-a na margarina, contando 1 minuto e meio após borbulhar, mexendo sem parar.Então despeje o leite frio e vá mexendo, até começar a ferver. Depois disso, mexa por mais 1 minuto e meio para engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, mexendo um pouco mais. Prove e ajuste o sal e demais temperos. Apague o fogo.Despeje cuidadosamente esse molho branco por cima da lasanha montada na forma. Distribua por cima as fatias de muçarela que sobraram.Finalize salpicando com parmesão ralado (opcional).Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 30 minutos.Retire, sirva e se delicie com sua apetitosa lasanha à bolonhesa!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.

Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Torta de frango sem farinha de trigo feita no liquidificador muito mais leve e saborosa

Bolo de tapioca granulada sem forno é só misturar os ingredientes e levar pra gelar

Pãozinho de mandioca de frigideira delicioso e feito com apenas 3 ingredientes

Frango assado no forno com tempero simples e delicioso

Bolo de milho cremoso feito com milho de latinha muito molhadinho e fácil de preparar

Pão de creme de leite super fofinho e perfeito para o seu lanche da tarde ou café da manhã

Bolo de fubá simples e fofinho para comer com café

Sobremesa travessa gelada deliciosa refrescante e feita com poucos ingredientes

Como limpar ferro de passar e deixá-lo como novo usando apenas 2 ingredientes

O doce de leite ambrosia da vovó está de volta ainda mais gostoso

O post Lasanha à bolonhesa com presunto e queijo perfeita para o almoço em família apareceu primeiro em .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


RECEITA DE HOJE:

X