Para começar bem o ano, resolvi trazer para vocês o meu bolo favorito aqui na Alemanha, que é o Käsekuchen (lê-se, quezekurren), um bolo super tradicional, que você encontra na maioria dos Cafés aqui da Alemanha, e é quase sempre o que eu elejo para acompanhar com um cafezinho.
.
Definitivamente morro de paixão por essa delícia de bolo, que tem como ingrediente principal o queijo Quark, que dificilmente você encontrará no Brasil, mas que pode ser substituído sem problemas pelo queijo Cottage. Essa receita quem me deu foi a Laura, minha amiga-irmã super querida, que também mora na Alemanha. Eu já fiz algumas receitas de Käsekuchen, as quais eu até já publiquei no blog, que são igualmente deliciosas, mas essa receita é um achado, ela é sem dúvidas a mais parecida com os bolos que costumo pedir aqui nos
Cafés, até me atrevo a dizer que essa receita supera muitos Käsekuchen que já provei por aqui.
.
- 100 g de margarina ou manteiga amolecida
- 100 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 pacotinho de açúcar baunilhado
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 500 g de queijo quark (ou queijo Cottage)
- 125 g de açúcar
- 1 ovo
- 1 pacote instantâneo de pudim de baunilha
- 6 colheres (sopa) de óleo
- 250 ml de leite
MODO DE PREPARO:
- Em uma vasilha, junte 100 grs de manteiga , 100 g de açúcar, um ovo, o pacotinho de açúcar baunilhado , 200 grs de farinha de trigo e o fermento em pó, misture tudo com as mãos até obter uma massa uniforme (se prefirir pode preparar a massa na batedeira, mas para isso use o gancho).
- Forre com papel manteiga o fundo de uma assadeira de 22 cm de diâmetro e cubra o fundo e as laterais dela com a massa.
- Leve a fôrma para a geladeira por 30 minutos.
- Em seguida, no liquidificador, adicione o queijo, o açúcar, o ovo, o pó do pacote do pudim de baunilha, o leite, o óleo e bata tudo até formar uma mistura homogênea.
- Retire a fôrma da geladeira, despeje o líquido dentro dela e leve ao forno pre aquecido a 180°c por aproximadamente 50 minutos, ou até que a superfície esteja firme e douradinha. Retire do forno e só desenforme depois de frio.
- Você pode serví-lo se desejar na temperatura ambiente, mas ele geladinhe fica uma maravilha, e de um um dia para o outro, fica melhor ainda!